Queixa de falta de Memória, Doença de Mal de Alzheimer e outros tipos de Quadros de Demência

Onde se aplica
-
Necessário realizar uma avaliação diferencial para ver se é um caso de uma demência ou se outros fatores cognitivos estão causando tais dificuldades de memória.
-
A avaliação neuropsicológica conseguirá identificar qual parte da cognição ou personalidade está contribuindo para tais sintomas. A seguir, são apresentadas algumas das possíveis causas:
– Quadros de Déficit de Atenção: quando temos dificuldade de manter a atenção aos estímulos do meio ambiente, naturalmente teremos dificuldade de recordar. Não é possível lembrar o que não prestamos atenção. Dificuldade de manter a atenção.
– Dificuldade de Armazenar Informações: quando não lembramos de uma informação é necessário identificar se conseguimos armazenar ela primeiro. Caso tenha algo impedindo o armazenamento imediato da informação, não seremos capazes de evocar posteriormente.
– Disfunção Executiva: falta de planejamento, organização e capacidade de fazer relação lógica entre as coisas dificulta o armazenamento das informações, isso porque quando estamos diante do estímulo, lidamos com ele de uma forma tão irregular, desorganizada ou sem lógica que na hora de evocar a informação, ela aparecerá da mesma forma, irregular e sem lógica, por exemplo, se mexemos em varias coisas ao mesmo tempo, vamos usando e deixando cada uma em um lugar diferente, depois quando você tentar lembrar aonde deixou cada uma dela, sentirá uma dificuldade.
– Quadros de Alteração do Humor (depressão ou euforia): quando estamos com o humor alterado, alteramos a nossa percepção do ambiente, o nosso modo de nos relacionar com estímulos que nos cercam, com isso, naturalmente a nossa atenção e a capacidade de memorizar as informações diminui.
– Envelhecimento: o envelhecimento por si só já caracteriza uma perda cognitiva, incluindo da memória. Pode ser que o próprio individuo repare essa queda na sua produtividade e estranhe seu rendimento, porém, esta queda não lhe prejudica suas atividades.
– Comprometimento Cognitivo Leve: é uma Síndrome, no qual várias doenças podem gerar sinais e sintomas de comprometimento cognitivo leve. É importante o diagnóstico precoce para auxiliar no tratamento e, se possível, na estabilidade dos sintomas.
– Quadros de Demências: existem vários quadros de demências, o Mal de Alzheimer é apenas um dos possíveis quadros. As demências também são síndromes, os quais os sintomas implicam em perda cognitiva em mais de uma área com prejuízo da qualidade de vida (social e profissional). É necessário fazer a avaliação diferencial para identificar qual é o quadro de demência, como por exemplo, doenças degenerativas (Mal de Alzheimer), doenças vasculares, lesões cerebrais, doenças infecciosas, doenças nutricional-toxico-metabólico, doenças imune inflamatória, entre outras.