Qual a diferença entre relatório e laudo psicológico?
- Priscila Lima Sertori
- 17 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2024
RESOLUÇÃO CFP 06/2019
O Relatório:
Art. 11 O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.
O laudo:
Art. 13 O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.
Na conclusão do relatório psicológico é permitido apresentar os encaminhamentos e orientações, incluindo necessidade de atendimento psicológico ou não. Já na conclusão do laudo psicológico é permitido as hipóteses diagnósticas, prognóstico e encaminhamentos para intervenção.
Após realizar uma avaliação psicológica, o documento escrito será um Laudo, devendo vim com o título de "Laudo Psicológico". Após uma avaliação neuropsicológica, uma alternativa oferecida pelo CFP a nomenclatura "Laudo Psicológico" é colocar no título "Laudo Psicológico - Avaliação Neuropsicológica"

Comments