
Onde se aplica
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Quando a criança está com dificuldade de ser alfabetizada, ou de aprendizagem, desde os primeiros anos escolares é indicado realizar uma avaliação diferencial para identificar o que está causando tais dificuldades.
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A avaliação neuropsicológica conseguirá identificar qual parte da cognição ou personalidade está contribuindo para tais sintomas. A seguir são apresentadas algumas das possíveis causas:
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– Distúrbio do Processamento Auditivo Central: o DPAC é caracterizado por afetar as vias centrais da audição humana, ou seja, as áreas cerebrais relacionadas às habilidades auditivas e de interpretação das informações sonoras.
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– Atraso na Linguagem: É um transtorno expressivo de linguagem (CID-10 F80.1)
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– Dislexia: É um transtorno especifico de leitura (CID-10 F81.0).
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– Disortografia: É um transtorno especifico de soletração (CID-10 F81.1).
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– Discalculia: É um transtorno especifico da habilidade em aritmética (CID-10 F81.2).
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– Disgrafia: É um transtorno especifico do desenvolvimento motor (CID-10 F82).
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– Atraso na Psicomotricidade: quando o sintoma de dificuldade na realização das tarefas não preenche os critérios para caracterizar um transtorno, mas indicam a necessidade de se estimular alguma área especifica da motricidade, como por exemplo, a motricidade fina (uso de lápis).
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– Questões Emocionais: as vezes o individuo sofre de “brancos ou bloqueios” durante a prova. Caso não haja nenhum déficit de memória, é provável que a ansiedade esteja atrapalhando o seu rendimento. Outra possibilidade é quando a criança “trava e não consegue fazer a atividade”, pode ser que a insegurança está lhe bloqueando durante as atividades, e pelo medo de fracassar, desiste de tentar.
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– Entre outros